Postagens populares

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atos de Fé


_Então, Professor, oque achou?
_É... preciso admitir que é uma ideia interessante. Então Peter acha que é um campo?
_O senhor imagina bem o frisson que isso causou lá no pessoal da teoria gravitacional?
_Bom, no mínimo isso muda tudo.
_Sem dúvida. Um campo que permeia todo o universo, e cuja interação com algumas partículas dotaria estas partículas de uma propriedade que nós entendemos e medimos como "massa". Difícil vai ser bolar uma analogia capaz de explicar pra todo mundo o funcionamento desta interação...
_E as partículas sem massa...
_... Não interagem com este campo. Por isso atravessam o espaço à velocidade da luz!
_Sempre achei um pouco inadequado chamar C de "Velocidade da Luz". É como se fosse uma propriedade do fóton que outras partículas estão copiando... mas, digressões à parte, também seria uma boa explicação para recaucitrantes como o Neutrino.
_Sim e o senhor viu as equações? Se me permite dizer, sempre achei o Modelo Padrão um tanto... deselegante, entende o que eu digo?
_Entendo. Parece que está faltando alguma coisa. Até isso corrobora com Peter Higgs.
_Para ser coerente com a teoria quântica, um campo, mesmo o campo de Higgs, precisa estar associado à uma partícula. Como o foton está para o campo eletromagnético.
_Um boson. E quando Higgs acrescenta essa décima sétima partícula, as equações do modelo adquirem esta "elegância" que você sente falta.
_Exatamente, Professor. É no mínimo tentador. Tão tentador que os californianos estão tentando recriar o "Boson de Higgs" no Tevatron.
_"Boson de Higgs"... Peter deve ter gostado do nome. E você acha que o Fermlab vai conseguir?
_Duvido. é pequeno demais. Digo, o Tevatron.
_E pelo tom das palavras nesta tua última frase, você parece saber o tamanho necessário do colisor de hadrons capaz de recriar este pequeno monstro...
_Pra ser sincero andei gastando um tempinho com as contas do Sr. Higgs, sim. E, bom, o boson precisaria ter uma massa descomunal... E portanto teria ocorrido de forma natural apenas em uma pequena fração do segundo após o Big Bang.
_Então teríamos que recriar o Big Bang dentro deste hipotético acelerador?
_Em termos práticos, alguma coisa desse nível. Seríam necessários sete teraeletronvolts, aproximadamente.
_Fiiiiu... Isso daria um comprimento total de:
_Hum, hum, bem... vite e sete kilômetros, Professor. Digo, o comprimento total da circunferência do acelerador.
_(!!!) Você tem ideia do dinheiro que custaria uma máquina dessas?
_É, andei fazendo umas perguntas... Cerca de dez bilhões de dólares. Dez bilhões, por uma partícula. Claro que enúmeras outras linhas de pesquisa poderiam ser maravilhosamente beneficiadas pela máquina. Muita gente aqui no CERN já fala na construção de um acelerador que batesse o Tevatron em tamanho e potência.
_Mas sete teraeletronvolts? dez bilhões de dolares? Seria preciso que toda a comunidade científica demonstrasse boa vontade para com a teoria do campo de Higgs.
_Mais do que isso, Professor. Seria preciso uma dose descomunal de pura Fé...

Essa conversa é apenas uma alegoria literária. Mas pode ser que uma parte ou outra tenha se repetido nos corredores do Centro de Pesquisas Nucleares da Suiça. De fato o Super Colisor de Hadrons, ou LHC, foi construído. E no início de 2010 a marca de 7 teraeletronvolts foi obtida na colisão de dois prótons. Uma concentração de energia capaz de gerar uma enorme quantidade de partículas, que foram coletadas pela primeira vez nos experimentos construídos ao longo do super acelerador. A poucas semanas atrás, uma equipe de cientistas do CERN foi à público anunciar que alguns traços em faixas energéticas bem precisas foram detectadas. Mas aínda será necessário um ano de novas interpretações para decretar se o Higgs existe ou não. Se ele existe, então o conhecimento que temos sobre o funcionamento do nosso universo terá atingido uma nova etapa, uma vitória tão importante quanto a confirmação da Teoria da Relatividade Geral. Talvez maior. Senão, então a física volta à estaca zero e não conhecemos assim tão bem o mundo. A maioria dos cientistas envolvidos no projeto LHC (alguns brasileiros inclusive), se sentem tão excitados com a ideia de não achar o Higgs, quanto com a hipótese de que ele exista. Isso seria uma oportunidade de fazer novas perguntas e outras perspectivas de resposta podem se abrir. A importância do Boson de Higgs é tão grande, que a mídia o está chamando de "Partícula Deus"!

Este esforço descomunal, tanto em termos financeiros como do tempo e trabalho duro de tanta gente em busca da confirmação de uma teoria, só é possivel por causa da Fé. Incrivelmente, a capacidade do homem de ter Fé fornece a energia para que consiga ober o conhecimento para tornar a Fé irrelevante. Para que o "Eu acredito" seja substituído pelo "Eu sei". Mas o "Eu acredito" consegue o dinheiro, a mão de obra, o tempo e o empenho. Mesmo com o risco (delicioso, até) de um "Eu não sei", no final das contas. Muitas coisa são conquistadas pela energia da Fé. Já ví muita gente mudar completamente de vida, muitos objetivos inalcançaveis serem pulverizados e muitas coisas quase impossíveis acontecerem. Por causa da Fé. Coisas boas e coisas ruins. Da libertação da Índia por Mohandas Karamchand Gandhi, ao ataque à Nova Yorke por Usāmah bin 'Awæd bin Lādin. Da comoção mundial pelo nacimento de Jeshua ben Joseph, o Natal, até as guerras imortais entre seguidores de profetas diferentes. A própria Religião, falando de forma genérica, atinge um poder quase absoluto por causa da capacidade das pessoas de ter Fé. E mais, a necessidade de ter Fé.

Eu não me lembro quando eu comecei a perder a fé religiosa. Também não me lembro de quando exatamente ela se foi de vez. Mas o fato é que eu percebo todos os dias a falta que ela me faz. É muito confortante acreditar em algo maior, que te protege e te mostra um caminho. Seja verdade ou não. É muito bom ter a certeza de que não é perecível, de que a vida é maior que a existência física. Dá força para lutar contra os dissabores e obstáculos. Pessoas que tem fé em algum tipo de divindade de sentem imunes a dor da vida. E as vezes parecem que são realmente. É uma pena. Mas como diria o Professor Alvaro de Rujula, Cientista do CERN, um dos mais eminentes membros da equipe do LHC: "A evolução vem quando se bate contra a parede e se percebe que deixamos de entender alguma coisa.". Se por algum motivo eu percebí que aquilo em que eu acreditava não pôde ser encontrado, isso significa que novas perguntas podem ser feitas. E novas respostas podem vir. O importante é que eu posso sempre encontrar um motivo para ter Fé.

Para Marcelo, que morre de tédio ao ouvir falar do Higgs, para Fabrícia que me ouve incansavelmente, para Josy que tanto lutou para me amar como sou e para Nikita, pela melhor mensagem de Natal de todas!

2 comentários:

  1. Lutei, luto e lutarei eternamente, pois nao tenho outra escolha... vc é simplesmente meu ar... sem vc, ja era todas as esperanças, todos os motivos para ter fé... fé na vida, no amor, em tudo de bom nesse mundo... Feliz demais ao seu lado, entao nada mais justo do que lutar por voce e pelo seu amor...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sempre deve se ter um motivo para acreditar, existem centenas de milhares de perguntas ainda não respondidas. O mais bacana disso tudo é poder brincar com nossa imaginação levando o pensamento junto com nossos sonhos aos lugares jamais visitados...abraçao
    PS.: Pra escrever um texto desse tem que ser maluco....kkkkk

    ResponderExcluir