Postagens populares

domingo, 27 de novembro de 2011

Oque fazemos do nosso tempo?

O universo existe a cerca de 14 bilhões de anos. A Terra iniciou sua formação entre os destroços do disco de acresção do Sol a alguma coisa perto de 4,5 bilhões de anos. Os primeiros vestígios de vida unicelular na Terra datam do Arqueano, a mais de 3,5 bilhões de anos. A meia vida do urânio, elemento usado comumente na datação das camadas geológicas é de 713 milhões de anos. A América do Sul vem se separando da África a cerca de 65 milhões de anos, desde o inicio da fragmentação da Pangéa, durante a extinção dos Dinossauros. Nossos primeiros ancestrais a merecer classificação entre os hominídeos foram os Australoptecineos, de 3,9 milhões de anos. O atual período geológico, o Quaternário da era Cenozóica começou a 1,8 milhões de anos. Os primeiros fósseis de Homo Sápiens foram datados em 160 mil anos, localizados na Etiópia. O carbono 14, usado para datar as amostras do nosso vovô etíope tem meia vida de 5730 anos. O império Romano Ocidental durou por mais de 900 anos. E a duração média da vida do cidadão brasileiro foi calculada pelo IBGE em 73,2 anos. 73,2 não milhões, não milhares, só "anos". SETENTA E TRÊS ANOS! O sol ainda será uma estável estrela amarela, fornecendo suporte à vida neste planeta por mais 4 bilhões de anos, mas destes nós iremos usufruir apenas e tão somente 73, descontados aqueles que já vivemos desde o nosso nacimento. Isso é pouco mais que um total de 38 milhões de minutos. Até agora este texto já levou mais de 28 minutos para ser escrito! Então eu preciso perguntar: Quanto vale a tua vida? Escolha uma unidade monetária qualquer e agora me diga, por quanto você venderia a vida? Se alguém conseguir responder à esta pergunta absurda, faça uma gentileza: divida este valor por 38 milhões. Você (bom, você é maluco!) acabou de determinar quanto vale cada minuto de uma existência. Se perguntarmos às pessoas, qual é o recurso mais valioso do mundo, acredito que alguns dirão que é o ouro, outros votarão no diamante, o petróleo deverá ficar bem cotado... Mas eu acredito que o tempo é o bem mais precioso que temos. O valor de um minuto é inestimável! um minuto é um tesouro que não deve ser trocado por bobágens. Sempre digo que o maior medo da minha vida é chegar aos 73 anos com a conclusão que eu venci na vida, que eu cheguei lá (sabem, aque tal 'Lá'? então...) e que isso custou "apenas" a minha vida toda! Terá sido o pior negócio da história. O que eu terei obtido? dinheiro? poder? fama? propriedades? totalmente irrelevante diante do fato de que daqui a 200 anos haverá no cinema a estreia de um filme que eu não verei, uma grande descoberta científica será feita e eu não saberei, a humanidade alcançará um novo nível tecnológico e eu não estarei lá para colaborar. Aquilo que a gente obtém fica para o futuro mas o futuro não é relevante para nós, ele não nos pertence. Tudo que temos é o presente e as lembranças do passado. São estes os bens que temos que colecionar, as boas lembranças! essas merecem ser compradas com o nosso mais precioso recurso, o tempo, medido na unidade monetária de mais alta cotação, o minuto. quero gastar vários dos meus minutos sentindo a brisa bater no rosto, observando o prazer da respiração. Ou olhando embevecido para o por do sol, ou tentando acertar aquela manobra difícil, ou dando gargalhadas na companhia de amigos, ou aprendendo uma coisa surpreendente... Haaa, e eu quero gastar um monte, mas um monte de minutos olhando para o rosto da mulher que eu amo, enquanto ela me presenteia com aquele sorriso secreto que ela só mostra pra mim. Aí eu vou levar para o meu túmulo um monte de lembranças boas, todas caríssimas, luxuosas e brilhantes. E então morrerei um homem rico, com 73 anos ou não.

4 comentários:

  1. NINJA, ACORDAR NA SEGUNDA DE CHUVINHA E FRIOZINHO, DESEMPREGADA, DEPRIMIDA E LER ESSE TEXTO É NO MÍNIMO REVIGORANTE! DESEJO A VC TODA A FELICIDADE E SAÚDE DESTE MUNDO PARA QUE SEJA O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO TODOS OS DIAS. COM AS RIQUEZAS MAIS PRECIOSAS DESSE MUNDO, AS LEMBRANÇAS!

    ResponderExcluir
  2. Porra mano, comecei a chorar antes de terminar o texto...pqp

    ResponderExcluir
  3. Será que o grande mal da humanidade é a vaidade? Somos tão minúsculos perto da infinita grandeza do universo e ainda assim nos esbarramos a todo instante com gente que pensa ser deus só porque tem um porsche ou um fuzil.

    ResponderExcluir