Postagens populares

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que as crianças têm a nos ensinar?





_Tio Carlos, porque a Lua gira em volta da Terra?
 
Ual, sou fã desse garoto, pensei. Meu enteado tem apenas sete anos de idade, mal completados quando me fez essa pergunta. Ele sempre faz perguntas muito interessantes. Essa me fez lembrar, quando algumas semanas antes eu estava assistindo a um programa no History. Em dado momento é apresentado um diagrama esquemático em 2D da curvatura que os corpos massivos, no caso uma estrela, causam no espaço. O diagrama usava linhas cruzadas para demostrar a espécie de bojo em torno daquele astro, onde os traçados das órbitas dos planetas hipotéticos se desenhavam. Ele (meu enteado) estava comigo, sentado no sofá de olho naquilo. Eu cheguei a pensar que ele estivesse chateado porque a TV não estava sintonizada no Disney XD, mas ele me surpreendeu ao me perguntar o que significavam aquelas linhas.
 
Caramba, não sei explicar direito nem pra mim mesmo, sozinho no meu quarto, rabiscando folhas de papel. Que dirá dar uma resposta construtiva para um garotinho de seis anos (até então ele tinha seis)! E a minha saída, claro, foi a mais fácil e covarde. Disse pra ele que aquilo era muito complicado e que ele precisava crescer um pouquinho pra gente poder falar de novo sobre o tema. Ele ainda insistiu pedindo, “explica, vai, eu vou entender...”. E eu pedi desculpa, mas não dava. De repente estávamos ali tempos depois, no pátio da casa dos meus pais, brincando com uma bolinha de borracha, daquelas que se retiram em dispensers mecânicos com um real, na porta das mercearias. Ele chama de “bolinhas pererecas” e as adora. Preciso comprar pra ele mais algumas...
 
_Tio Carlos, porque a Lua gira em volta da Terra?
 
Olhei bem pra ele e pensei que não iria bancar o covarde de novo. Iria ensinar pra ele um dos conceitos da teoria clássica da gravitação relativistica. Fui até a área de serviço, peguei um balde e pedi a ele emprestada a bolinha perereca:
 
_É mais ou menos assim, ó: Tudo no universo esta espalhado em um “negócio” chamado espaço. As coisas todas cabem dentro dele, a terra, a lua, você e eu. Só que o espaço é que nem uma borracha sabe, ele estica e entorta. Quando tem uma coisa pesada nele, tipo a Terra, ele entorta formando um buraco que nem esse balde. Imagina a bolinha perereca vindo daqui, ó, e entrando no balde, ela vem muito rápida e entra assim. Ta vendo como ela fica presa, girando dentro do balde? Então. Agora vamos girar mais rápido. Ta vendo que ela sobe pela borda do balde e fica mais alta, mais longe do centro? Quanto mais rápido a Lua girar, mais longe ela fica da Terra e se ela girar rápido demais... viu! A bolinha perereca pulou pra fora! Se fosse a Lua, teria escapado pra sempre pra longe da Terra. É a mesma coisa, a Lua gira em volta da Terra, porque ela quer ir em linha reta, mas ta presa no buraco que a Terra fez no espaço, por que não consegue ir mais rápido e escapar.
 
Silencio constrangedor. Pensei comigo: “esse garoto não entendeu absolutamente nada do que eu disse”. Aí ele me olhou com aquele semblante de “Eureca!”, com o dedinho indicador pra cima e disse bem na minha cara:
 
_Haaaaaa... que nem aquelas linhas lá na televisão aquele dia?
 
Esse é um dos momentos que passei do lado dele que eu nunca mais vou esquecer, porque tentando ensinar pra ele uma coisa nova, fui eu que aprendi com ele um monte de coisas novas:
 
Numero 1: A melhor forma de aprender é perguntando. E quando a gente ouvir a resposta, precisa se esvaziar dos conceitos anteriores, pelo menos por um segundo, esquecendo as respostas que já temos montadas. Precisamos, por um breve momento, ter sete anos de novo e escutar de verdade. Depois a gente junta com o que já temos e aplicamos nossos filtros.
 
Numero 2: Não temos que ter medo de ensinar. Se sabemos a resposta, não é pra ser guardada. O conhecimento não é uma propriedade e ninguém é inapto a recebê-lo. Cabe a nós apenas achar a linguagem correta para atingir nosso interlocutor.
 
Numero 3: Ensinar, nos dá uma compreensão muito mais profunda do que já sabemos e, às vezes, é uma oportunidade de rever os conceitos e melhorar a ideia.
 
Numero 4: Ver uma criança aprender uma coisa nova com você é muito bom!

3 comentários:

  1. Nenhum ser humano sabe tudo, mas todos tem algo para ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Esse aprendizado é maior que anos de estudo academico, a escola da vida nos prega verdadeiras peças e nos mostra o quão fantástico é o poder dos homens ( e das crianças tb)....

    ResponderExcluir
  3. NOssa.... como disse nosso amigo Singulani, este aprendizado vai além dos estudos acadêmicos... A vida sim, é uma verdadeira escola, e estamos sempre aprendendo algo diferente e que não devemos subestimar nada....

    ResponderExcluir