Postagens populares

quinta-feira, 8 de março de 2012

O ser mais poderoso da Terra



Minha mãe cuida de mim. Não me refiro a preparar minha comida, lavar minha roupa e fazer sobremesas. Isso eu posso fazer sozinho. Ela cuida do meu bem estar, verifica minha saúde, me conforta quanto estou deprimido, me aconselha quando tenho dúvidas, usa os seus exemplos de vida para iluminar o meu caminho. Minha mãe é uma mulher indispensável na minha vida.

Minha irmã cuida de mim. Não estou falando de arrumar o meu quarto, controlar o quanto eu bebo ou me lembrar dos meus compromissos familiares. Isso eu também posso fazer sozinho. Estou falando de me fazer sentir como se eu fosse um herói... De mandar uma mensagem de vez em quando dizendo que me ama, para eu ter força, de se sentar na minha cama, colocar a cabeça no meu colo e dizer do nada: “Tudo bem?”. Minha irmã é uma mulher indispensável na minha vida.

Meu Amor cuida de mim. Não estou falando de me levar ao médico, organizar minha agenda e enfaixar minhas articulações. Eu faria isso sem ela. É que ela cuida pessoalmente da minha felicidade. Ela é a mantenedora de todas as minhas alegrias. Faz-me sentir belo, forte, inteligente. Segura a minha mão e diz, “vamos lá!”. E quando percebo estou vivendo a melhor das vidas. Meu Amor é uma mulher indispensável na minha.... digo, meu Amor É minha vida.

Minha melhor amiga cuida de mim ouvindo incansavelmente meus desabafos e me ajudando a tomas decisões importantes. Empolga-se com meus assuntos chatos, ri comigo, chora comigo... Ela e todas as minhas amigas são imprescindíveis.

Até a cozinheira no trabalho cuida de mim tentando manter limpa a minha xícara de estimação, para que eu não contraia uma bactéria, e me recebendo na cozinha dela para um café nos picos de stress. E a secretária, que cuida de mim mantendo longe todas as ligações inconvenientes com grandes lances de criatividade? Todas as mulheres da minha vida cuidam de mim de alguma forma.

Um dia, talvez minha filha irá cuidar de mim, mais até que eu cuidarei dela. Vai saber...

É que a Mulher tem esta infinita capacidade de cuidar. É como se ela tivesse um pacto com a Vida Humana. É como se além de ser a responsável por distribuir as porções de vida entre nós, também se encarrega de fazer com que nós as aproveitemos ao máximo. E em troca elas recebem da Vida a grandiosa recompensa de serem Mulheres! O auge da complexidade da própria Vida neste mundo! O mais poderoso dos seres vivos.

Porque a força, a verdadeira força humana, não está nos músculos de um fisiculturista, na velocidade e resistência de um corredor ou na agilidade de um ginasta. Nisso, os chimpanzés são melhores do que nós, só para citar um exemplo. A força do ser humano está na capacidade de enfrentar as dores da Vida e sobrepujá-las. Ser fortes, rápidos, resistentes e ágeis lá dentro do nosso coração é que é difícil. E essa capacidade a Mulher recebeu em uma medida muito maior que nós, Homens, tão fortes por fora e tão quebradiços por dentro.

Minha mãe consegue manter um lar cheio de alegria para mim, mesmo guardando dentro dela um abismo de tristeza. Minha irmã sabe encher meu coração de confiança e coragem mesmo sofrendo com seu próprio medo. Meu Amor soube ressuscitar a minha paixão, mesmo quando seu coração estava em pedaços. Minha melhor amiga sente dor todos os dias, mas nunca deixou de me dar um sorriso. E eu... Eu já deixei minha mãe triste, já amedrontei minha irmã, já fui insensível com meu Amor e já fui rude com minha melhor amiga. Eu queria um dia ter a metade da força dessas mulheres. Eu queria ser capaz de seguir sem ajuda por aí como elas fazem. Queria não precisar que cuidassem de mim, assim como elas não precisam.

Como Homem, eu quero dizer às Mulheres obrigado. Quero dizer desculpa. Quero dizer meus parabéns. E queria dizer outras coisas, que sempre ouço de vocês, mas nunca fui forte o bastante para dizer. Sei que continuarão corajosas, altivas e eternas em sua nobre missão de representantes máximas da Vida neste planeta azul.


Para Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário